Moradora de Joinville condenada por atos de 8 de janeiro é deportada dos EUA e presa no Brasil

  • 07/02/2026
  • 0 Comentário(s)

Moradora de Joinville condenada por atos de 8 de janeiro é deportada dos EUA e presa no Brasil

Ela era considerada foragida desde março de 2024, quando saiu do país

A moradora de Joinville, Raquel de Souza Lopes, de 52 anos, que fugiu após ter sido condenada por participar dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro, foi deportada dos Estados Unidos na noite de quinta-feira, 5. Ao chegar no Brasil, ela foi presa pela Polícia Federal ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).

Raquel havia sido condenada a 17 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília. A informação sobre a deportação e a prisão foi divulgada pelo portal Uol.

À época dos fatos, Raquel trabalhava como cozinheira em Joinville. Em 2023, ela chegou a cumprir prisão domiciliar na cidade, com uso de tornozeleira eletrônica. No entanto, em março de 2024, rompeu o equipamento de monitoramento e fugiu para a Argentina.

Em janeiro de 2025, um dia após a posse do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a catarinense tentou entrar ilegalmente no país, mas foi detida pelas autoridades norte-americanas. Desde então, permaneceu presa em uma cela da Polícia de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE) até ser deportada junto com outros imigrantes para a América do Sul.

Raquel de Souza Lopes, então com 50 anos, foi detida dentro do Palácio do Planalto durante a invasão às sedes dos Três Poderes. Segundo as investigações, ela teria entrado inclusive no gabinete da Presidência da República.

Em depoimento, Raquel afirmou que entrou no prédio para se proteger de bombas de gás lacrimogêneo e para procurar a irmã, negando envolvimento em atos de vandalismo. Em audiência virtual, declarou ainda que havia viajado a Brasília para protestar contra a descriminalização do aborto e a “legalização” das drogas.

Ela também relatou que tentou comprar passagens para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 1º de janeiro de 2023, com a intenção de “orar” pelo presidente, mas desistiu devido ao alto custo das passagens.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes