Vídeo - O que o delegado disse sobre o motorista da carreta que atingiu 14 veículos em SC
- 31/01/2026
- 0 Comentário(s)
A carreta com falha nos freios havia registrado princípio de incêndio horas antes do grave acidente em Chapecó
Veja o Vídeo no final.
A Polícia Civil confirmou que o motorista da carreta envolvida no grave acidente que atingiu 14 veículos na tarde desta sexta-feira (30), em Chapecó, poderá responder por tentativas de homicídio com dolo eventual.
Segundo as investigações iniciais, o caminhão carregado com madeira apresentou falha mecânica e princípio de incêndio nas rodas e no sistema de freios horas antes da colisão em série, mas mesmo assim o condutor seguiu viagem até perder o controle no perímetro urbano.
Conforme o delegado Elder de Arruda Chaves, responsável pelo caso, o caminhão apresentou problemas ainda na BR-282, na região industrial de Cordilheira Alta. A situação mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Cordilheira Alta e Xaxim, que atenderam a ocorrência inicial.
“O entendimento é de que, mesmo com o caminhão em péssimas condições e possivelmente sem o sistema de freios, ele continuou a trafegar, assumindo o risco de um dano maior”, destacou Elder de Arruda Chaves.
Versão apresentada pelo condutor
Em conversa informal no local, antes de ser interrogado oficialmente, o motorista relatou que teria desligado o caminhão para entrar em contato com o proprietário da carga, que transportava madeira. No entanto, o veículo teria começado a se movimentar e não ligou novamente.
“Ele informou que tentou ligar o caminhão, mas o caminhão não ligava mais, razão pela qual acabou colidindo com os outros automóveis”, disse o delegado.
Já durante o interrogatório o motorista se manteve em silêncio por orientação do advogado. Segundo a Polícia Civil, ele é o proprietário da carreta.
Entre os veículos envolvidos estão uma BMW, uma Volkswagen/Saveiro, Chevrolet/Prisma, Volkswagen/Amarok, Volkswagen/Gol, que capotou, um Jeep, e um caminhão de menor porte. Outros automóveis ficaram sob a carga de madeira transportada pela carreta.
O HRO (Hospital Regional do Oeste) e a Unimed Chapecó informaram que, até o momento, atenderam 10 vítimas.
Informações preliminares apontaram ao menos 20 pessoas feridas, já que algumas vítimas deixaram o local por conta própria e buscaram atendimento médico posteriormente.
A ALVF (Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira), entidade gestora do HRO, informou que nove pacientes foram atendidos até o momento. Desses, cinco adultos e uma criança chegaram ao hospital em ambulâncias, enquanto outros três adultos procuraram atendimento por meios próprios.
“Não há registros de casos em estado grave. Apenas dois pacientes apresentam suspeita de fratura, enquanto os demais seguem em acompanhamento conforme os protocolos institucionais”, informou o hospital ao atualizar o estado de saúde das vítimas.
Veja o Vídeo do acidente:

