Seis pessoas são indiciadas por fraude de doações para Bethesda e outros três hospitais do estado

  • 04/11/2025
  • 0 Comentário(s)

Seis pessoas são indiciadas por fraude de doações para Bethesda e outros três hospitais do estado

Cerca de R$ 10 milhões foram desviados

A Polícia Civil de Santa Catarina indiciou seis pessoas pelo esquema de fraude de doações no qual o Hospital Bethesda foi vítima, desmantelado em setembro. O inquérito policial foi concluído e revelou indícios de práticas delitivas de associação criminosa, fraude eletrônica majorada, falsidade ideológica, lavagem de capitais e fraude processual.

O esquema de fraudes em doações estava vinculado à fatura de energia elétrica da Celesc. Cerca de R$ 10 milhões provenientes de doações deveriam ter sido destinados a quatro hospitais filantrópicos: Hospital Bethesda (Joinville), Hospital Misericórdia (Blumenau), Hospital Azambuja (Brusque) e Hospital Regional do Alto Vale (Rio do Sul).

Além do indiciamento dos suspeitos, o inquérito foi concluído com o pedido de manutenção das medidas assecuratórias, visando à reparação dos prejuízos e ao ressarcimento das entidades afetadas.

As fraudes

A investigação teve início a partir de denúncias de que consumidores estariam sendo contatados por telefone para realizar doações a hospitais beneficentes, autorizando descontos recorrentes diretamente na fatura de energia elétrica.

No entanto, as apurações comprovaram que os valores arrecadados eram desviados para empresas e contas vinculadas ao grupo investigado, sem o repasse integral às entidades anunciadas como beneficiárias.

Durante o curso do inquérito, a Polícia Civil representou e cumpriu mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, além de obter a decretação de medidas cautelares e assecuratórias de bens e valores.

Foram analisados dados bancários, fiscais e telemáticos, resultando em robusto conjunto probatório que demonstrou a atuação estruturada e permanente dos envolvidos em diversas frentes da execução da fraude, desde a captação de supostas doações até a ocultação e dissimulação de recursos de origem ilícita.

Fonte OMunicipio https://omunicipiojoinville.com/seis-pessoas-sao-i...


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes