Projeto que altera as férias dos professores da rede municipal é arquivado

  • 24/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Projeto que altera as férias dos professores da rede municipal é arquivado

Na última sessão ordinária do mês de outubro, ocorrida nesta quinta-feira (23), os vereadores da Câmara Municipal de São Bento do Sul aprovaram projetos do Executivo e Legislativo.

Um dos projetos em segunda discussão foi o 134/2025, que institui o Programa Municipal de Controle e Erradicação da Brucelose, Tuberculose e Anemia Infecciosa em animais de grande porte. Aprovado por unanimidade, o projeto busca amparar os produtores rurais da cidade no diagnóstico, controle e prevenção das doenças que acometem bovinos, equinos e demais animais de grande porte. Através de uma contrapartida financeira, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai colaborar com a coleta de exames de sangue. “Esse projeto irá estender a qualquer cidadão esse apoio da Secretaria. É importante, também, aprovarmos para que o controle dessas doenças aconteça”, comentou o vereador e líder de governo, Joelmir Bogo.

Dentre os projetos em primeira discussão estava o 139/2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder à Fundação Cultural um reforço de mais de R$ 13 mil para a aquisição de materiais de limpeza e expediente do museu Dr. Felippe Maria Wolff, bem como na contratação de uma empresa especializada na elaboração de projetos de restauração, com o objetivo de restaurar o Arquivo Histórico Municipal. “Está prevista uma reforma no Arquivo Histórico e, por se tratar de um patrimônio histórico, é exigido um profissional para fazer o projeto”, comentou Bogo.

Também entrou em discussão os projetos do Legislativo 39 e 40/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, buscando aprovar mais dois nomes de rua do loteamento Schwarzwald, no bairro Mato Preto: Gerhardt Schroeder e Romilda Rudnik. Os projetos devem ser aprovados na segunda discussão.

A Palavra Livre desta quinta-feira contou com a participação dos vereadores Rodrigo Vargas, Joelmir Bogo, Diego Niespodzinski, Terezinha Dybas, Luiz da Luz, Cátia Friedrich, Vilson da Silva, Gilmar Pollum e Zuleica Voltolini. Alguns comentaram sobre a retirada do projeto 135/2025, que altera a redação da Lei 945, de 28 de maio de 2004, sobre as férias dos profissionais da educação das escolas municipais de São Bento do Sul. A Prefeitura, por meio de ofício enviado ao Legislativo, solicitou a retirada e arquivamento do projeto também nesta quinta-feira. Vargas, por exemplo, disparou: “essa Casa de Leis mostrou a sua força. Nós precisamos olhar com, cada vez mais, carinho para os nossos professores. Não podemos tirar nada deles, e sim, acrescentar. Já Bogo comentou: “O meu voto é sim para este projeto, mas não com essa redação”. “Hoje temos um sentimento de vitória e de justiça. Ela foi feita”, comentou Niespodzinski. “A gente fica muito feliz pela retirada, pois estava se formando um clima não muito agradável”, citou Pollum. Por fim, a vereadora Zuleica Voltolini disse: “É uma conquista de tantos anos que não poderia ser retirada por essa equipe. Seria injusto.”


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes