Projeto que altera as férias dos professores da rede municipal é arquivado
- 24/10/2025
- 0 Comentário(s)
Na última sessão ordinária do mês de outubro, ocorrida nesta quinta-feira (23), os vereadores da Câmara Municipal de São Bento do Sul aprovaram projetos do Executivo e Legislativo.
Um dos projetos em segunda discussão foi o 134/2025, que institui o Programa Municipal de Controle e Erradicação da Brucelose, Tuberculose e Anemia Infecciosa em animais de grande porte. Aprovado por unanimidade, o projeto busca amparar os produtores rurais da cidade no diagnóstico, controle e prevenção das doenças que acometem bovinos, equinos e demais animais de grande porte. Através de uma contrapartida financeira, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente vai colaborar com a coleta de exames de sangue. “Esse projeto irá estender a qualquer cidadão esse apoio da Secretaria. É importante, também, aprovarmos para que o controle dessas doenças aconteça”, comentou o vereador e líder de governo, Joelmir Bogo.
Dentre os projetos em primeira discussão estava o 139/2025, que autoriza o Poder Executivo a conceder à Fundação Cultural um reforço de mais de R$ 13 mil para a aquisição de materiais de limpeza e expediente do museu Dr. Felippe Maria Wolff, bem como na contratação de uma empresa especializada na elaboração de projetos de restauração, com o objetivo de restaurar o Arquivo Histórico Municipal. “Está prevista uma reforma no Arquivo Histórico e, por se tratar de um patrimônio histórico, é exigido um profissional para fazer o projeto”, comentou Bogo.
Também entrou em discussão os projetos do Legislativo 39 e 40/2025, de autoria da vereadora Cátia Friedrich, buscando aprovar mais dois nomes de rua do loteamento Schwarzwald, no bairro Mato Preto: Gerhardt Schroeder e Romilda Rudnik. Os projetos devem ser aprovados na segunda discussão.
A Palavra Livre desta quinta-feira contou com a participação dos vereadores Rodrigo Vargas, Joelmir Bogo, Diego Niespodzinski, Terezinha Dybas, Luiz da Luz, Cátia Friedrich, Vilson da Silva, Gilmar Pollum e Zuleica Voltolini. Alguns comentaram sobre a retirada do projeto 135/2025, que altera a redação da Lei 945, de 28 de maio de 2004, sobre as férias dos profissionais da educação das escolas municipais de São Bento do Sul. A Prefeitura, por meio de ofício enviado ao Legislativo, solicitou a retirada e arquivamento do projeto também nesta quinta-feira. Vargas, por exemplo, disparou: “essa Casa de Leis mostrou a sua força. Nós precisamos olhar com, cada vez mais, carinho para os nossos professores. Não podemos tirar nada deles, e sim, acrescentar. Já Bogo comentou: “O meu voto é sim para este projeto, mas não com essa redação”. “Hoje temos um sentimento de vitória e de justiça. Ela foi feita”, comentou Niespodzinski. “A gente fica muito feliz pela retirada, pois estava se formando um clima não muito agradável”, citou Pollum. Por fim, a vereadora Zuleica Voltolini disse: “É uma conquista de tantos anos que não poderia ser retirada por essa equipe. Seria injusto.”

