Video - Câmara Municipal arquiva denúncia contra vereador Joelmir Bogo

  • 10/10/2025
  • 0 Comentário(s)

Video - Câmara Municipal arquiva denúncia contra vereador Joelmir Bogo

Vereadora Cátia Friedrich e manifesta na Câmara

A sessão da Câmara Vereadores de São Bento do Sul desta quinta-feira (9) contou com a discussão de projetos de lei, votação da denúncia contra o vereador Joelmir Bogo e outros assuntos.

Denúncia

A sessão contou com a leitura parecer da comissão processante relacionada a denúncia por suposta infração político-administrativa cometida pelo vereador Joelmir Bogo. A acusação englobou um acidente de trânsito com fuga do local, uso indevido de recursos públicos através de diárias e violência política de gênero cometida contra a vereadora Cátia Friedrich. A defesa do parlamentar apresentou justificativas para todas as acusações.

Em primeiro lugar, de acordo com o relatório, com relação ao acidente de trânsito, a defesa apresentou comprovante de pagamento dos danos ocasionados durante a colisão, evidenciando acordo entre as partes.

Quanto ao uso de recursos públicos indevidos, a defesa apresentou a documentação referente a duas diárias inteiras e 1/4 de diária, alegando que, em 15 de agosto, data de retorno de um congresso em Florianópolis, a atividade parlamentar ultrapassou seis horas, fazendo jus a 1/2 diária, mais do que a fração recebida. O vereador também apresentou um comprovante de abastecimento no valor de R$ 150 pago com recursos próprios. A denúncia também afirmou que Bogo teria desviado da rota, seguindo com o carro até a sua casa, entretanto, a defesa alegou que não houve desvio e que o parlamentar precisou ir até a residência por motivo de saúde.

Por fim, quanto à denúncia por violência de gênero cometida à vereadora Cátia Friedrich, a defesa apresentou a cópia do inquérito policial 427.25.00098, que consta o não indiciamento do denunciado diante da ausência de provas que caracterizam o crime.

Mediante o relatório, a comissão processante instaurada, composta pelos vereadores Rodrigo Vargas, Vilson da Silva e Diego Niespodzinski, optou pelo arquivamento da denúncia. A decisão final, entretanto, foi tomada pelos vereadores através de votação. Os vereadores Marcelo Quost, Vilson da Silva, Luiz da Luz, Zuleica Voltolini, Terezinha Dybas e Diego Niespodzinski foram favoráveis ao arquivamento. Já a vereadora Cátia Friedrich foi contrária.

Cada vereador teve a oportunidade de justificar o voto. A vereadora Zuleica Voltolini, por exemplo, comentou: “Nosso papel é político, mas não podemos deixar de avaliar outros aspectos. Acredito que prolongar essa comissão só traria desgaste, sem trazer algo novo”. A vereadora Cátia Friedrich, como única contrária ao arquivamento, justificou o voto afirmando que entende a necessidade de mais fiscalização ao caso, bem como por estar envolvida nele. “Sou contra o arquivamento por questões óbvias. Não só sou contra pela causa das mulheres e da Procuradoria da Mulher, mas também pelos dois fatos que ocorreram”, finalizou.

Veja o vídeo

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/YpNnXjMEDDw?si=HhxiTRT-3kZ1hcHA" title="YouTube video player" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; clipboard-write; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture; web-share" referrerpolicy="strict-origin-when-cross-origin" allowfullscreen></iframe>


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes