Demissão em massa em indústria de São Bento do Sul
- 18/09/2025
- 0 Comentário(s)
Situação preocupante, para empregados e para a sociedade
SÃO BENTO DO SUL. A Artefama, uma das principais fabricantes do setor moveleiro de São Bento do Sul, confirmou na manhã desta quarta-feira (17) a demissão de cerca de 350 funcionários em meio a um processo de reestruturação.
Segundo a empresa, a medida foi motivada pela forte queda nas vendas externas, especialmente após a taxação de 50% aplicada pelo governo dos Estados Unidos sobre móveis importados.
Atualmente, cerca de 85% da produção da Artefama é destinada ao mercado norte-americano.
Em carta aberta, a companhia classificou a decisão como “difícil, mas necessária” para garantir a continuidade da operação e preparar a empresa para um “novo ciclo de crescimento”.
O Nossas Notícias conversou com um dos trabalhadores demitidos morador de São Bento do Sul, que preferiu não se identificar.
“Sou casado, minha esposa trabalha, mas a situação é muito triste e preocupante, tenho dois filhos para ajudar a sustentar.”
Apesar do impacto social e econômico das demissões, a Artefama afirmou que seguirá atuando em São Bento do Sul e confia que as mudanças abrirão caminho para a recuperação no futuro.

