Operação mira grupo que aplicava golpe do “falso advogado” e fez vítimas em Joinville

  • 20/08/2025
  • 0 Comentário(s)

Operação mira grupo que aplicava golpe do “falso advogado” e fez vítimas em Joinville

Mandados de busca e apreensão foram expedidos pela Comarca de Joinville

Nesta quarta-feira, 20, a Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville/SC (DCE/DIC), em conjunto com o Núcleo de Inteligência e Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina (NIS/TJSC), deflagrou Operação Lex Falsa contra suspeitos de envolvimento no golpe do “falso advogado”.

No total, foram expedidos 27 mandados de busca e apreensão, 12 mandados de prisão e outras medidas cautelares pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville. A execução contou com o apoio das Polícias Civis de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte, além do Núcleo de Inteligência do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A investigação constatou que houve a qualificação da fraude eletrônica, com a mudança no perfil dos envolvidos nessa prática: atualmente, os criminosos são também oriundos de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia, primando pela sofisticação do golpe com o uso de credenciais comprometidas de advogados ou serventuários da justiça.

O que é o golpe do “falso advogado”

A prática criminosa conhecida como Golpe do “Falso Advogado” ou “Falso Precatório”, consiste no acesso indevido a dados de processos judiciais por parte de criminosos, os quais fazem contato com as vítimas se passando por seus advogados.

Utilizando-se de artifícios e documentos verdadeiros ou fabricados, como sentenças ou guias de pagamento, os golpistas solicitam o depósito de custas processuais inexistentes com a promessa de liberação de valores, induzindo um grande número de litigantes em erro e lucrando com a fraude.

Os criminosos costumavam atuar em pequenos grupos compostos por indivíduos de regiões do estado do Ceará (Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú), passaram a diversificar o modo de agir, especializando-se e migrando da reunião de informações simples por fontes abertas para a invasão dos sistemas dos tribunais com extração de cópias de peças processuais.


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes