Fórum Sindical debate soluções para medidas impostas por Donald Trump
- 05/08/2025
- 0 Comentário(s)

Estavam presentes diretores do SITICON de Rio Negrinho, Sindicato dos Trabalhadores na ind. Cerâmica e o Sindicato da Construção e Mobiliário de São Bento do Sul e Campo Alegre, Sindicato dos Serv. Públicos de SBS e Campo Alegre, Sindicato dos Serv. Públicos de Rio Negrinho Sind. dos Trabalhadores na Fiação e Tecelagem de SBS e representante do Sind. Metal Mecânica.
Nesta terça-feira, 05, estiveram reunidos os Sindicatos do Fórum Sindical que representam cerca de 32 mil trabalhadores na região de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, para discutir os reflexos na economia e nas empresas da região, depois das medidas impostas pelos Estados Unidos.
Os representantes dos trabalhadores acreditam que o Governo Federal deve e irá procurar uma solução para amenizar os impactos, mas estão dispostos a atender e conversar com as empresas que possam enfrentar dificuldades. “Os empresários só apóiam o que é bom para eles. Nós incentivamos a criação e manutenção de empregos, acreditamos que é necessário o lucro, mas que os salários sejam dignos para os trabalhadores”, disse Luiz Carlos Schukosky, presidente do SITICOM de Rio Negrinho.
Algumas empresas da região já procuraram o SITICOM de São Bentro do Sul. “Artefama, Moveis Imperial, Móveis Weihermann
já nos procuraram para um acordo de férias coletivas. O Sindicato fez uma assembleia, chamou os trabalhadores e explicou a situação. Os trabalhadores aprovaram a redução de produção sem perdas nem para as Empresas tampouco para os trabalhadores”, disse Airton Anhaia.
Os sindicalistas acreditam que todos os setores devem ter perdas, mesmo as que não exportam. Neste momento é hora de unir esforços e garantir a economia da região acreditam os sindicatos.