Ismair Becker - TARIFAS EUA. QUEM PERDEU?
- 04/08/2025
- 0 Comentário(s)
Os ignorantes em comércio exterior comemoram os mais de 700 produtos brasileiros isentos das tarifas de 50%. Quer saber por que os 500 taxados valem mais? Evidentemente, excluir 700 de uma lista de mais de 1.200 produtos que seriam taxados com 50% de tarifa de importação é uma vitória econômica para o Brasil.Esta vitória fica um tanto quanto ofuscada se avaliarmos o porquê de alguns serem excluídos e outros não.Vamos aos fatos e números:
A Embraer foi o único produto manufaturado de alta tecnologia excluído. Era uma carta marcada, já que importa bem mais dos EUA do que exporta para lá, além da dependência das companhias aéreas regionais da empresa.Os mais de 700 produtos, na verdade, são todos de grandes capitais tributários (NCM no Brasil, ou HS/HTSUS nos EUA).Uns 50% da lista fazem parte de seis setores das seguintes famílias industriais: minerais, energia, fertilizantes, sucos, além do aeronáutico. Eles representam uns 43% do valor exportado pelo Brasil para os EUA em 2024.Duas características destes setores: baixo valor agregado, com exceção aeronáutica, e falta de alternativa de outros fornecedores (Castanha do Pará).
Um exemplo do mesmo setor: madeira serrada ou com pouco beneficiamento (chapas) foi isenta, móveis não.Além de carne, frutas e peixes, o restante são produtos com maior valor agregado, que o Brasil tem dificuldades para exportar para outras regiões.Cerâmica e vidro sofrem com o dumping chinês; utensílios de cozinha de aço (Tramontina), têxtil, calçados, motores, linha branca. Estes produtos têm alta geração de empregos diretos, compram insumos e serviços locais, são produzidos por médias e pequenas empresas, que representam mais de 50% das exportações para os EUA. Por estas características, causam um impacto econômico e político muito maior. Não é impossível que a lista dos beneficiados aumente, mas levará uns bons meses. Neste período, veremos milhares de empregos sendo eliminados, além de empresas fechando. Não estou criando pânico, é realidade.
Nos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre, que estão em um raio de 15 quilômetros, vivem umas 115 mil pessoas. Em 2024, os mais de 7.000 funcionários de quase 400 fábricas de móveis exportaram 123,44 milhões de dólares, dos quais 77 milhões para os EUA.Desafio o Zé Mané, que disse que fabriquei números, quando disse que uns 3.000 empregos estavam em risco, a vir aqui conferir. Uns 3% da população recebe Bolsa Família. Só não trabalha quem não quer. Isto pode mudar nas próximas semanas, pela irresponsabilidade do presidente atual e do anterior. A propósito, este último perdeu mais da metade dos 70% dos eleitores que votaram nele. Assim que começarem as demissões, vais perder outra metade.
Qual o impacto das retaliações dos EUA na sua região? Fonte: Minha experiência de quase meio século vendendo pratos no mundo.
Fonte: Ismair Becker hashtag#ismarbeckerhashtag#exportaçoeshashtag#EUAhashtag#sançõeshashtag#Magnitskyhashtag#sançõeshashtag#Ceramica

