Criminosos ameaçam incendiar lojas e exigem Pix de comerciantes da Grande Florianópolis
- 14/07/2025
- 0 Comentário(s)
Golpistas levantam informações verdadeiras para tentar aplicar golpes financeiros em estabelecimentos comerciais na Grande Florianópolis
Comerciantes da Grande Florianópolis têm recebido ligações e áudios pelo WhatsApp com ameaças associadas a um golpe de facção criminosa. Os criminosos dizem que vão invadir e furtar os estabelecimentos. Para evitar os crimes, os comerciantes devem depositar um valor na conta dos criminosos.
Segundo o inspetor da Guarda Municipal de Florianópolis, Ricardo Pastrana, somente nesta segunda-feira (14) três lojistas relataram serem vítimas das ameaças que, até o momento, não se concretizaram.
“Eles [golpistas] passam na frente das lojas, verificam quantas pessoas trabalham no local e pegam informações verdadeiras para usar no golpe. É um golpe antigo, mas que está sempre sendo atualizado, mudando um pouco a história”, relata Pastrana.
Os golpistas levantam informações como nome e apelido dos funcionários, além do endereço e uniformes das lojas, para dar credibilidade às ameaças. Em seguida, ligam para o estabelecimento e alegam que estão armados, nas proximidades da loja e prontos para invadir ou incendiar o local.
“Se você continuar na conversa, eles vão falar que para não entrar em seu comércio, você tem que fazer um Pix. É um golpe que muda toda semana, mas sempre muito parecido”, descreve Pastrana.
Como evitar o “golpe da facção criminosa”
- Não passe informações pessoais para golpistas;
- Desligue a ligação ao receber a ameaça;
- Não faça transferências bancárias para os criminosos;
- Não clique em links enviados por WhatsApp por pessoas desconhecidas;
- Caso se sentir inseguro, contate as forças de segurança: Polícia Militar (190).

