Vídeo - Quem é Ailton Novaes, pastor que admitiu adultério e gerou confusão durante culto em Joinville
- 01/07/2025
- 0 Comentário(s)

Casado há 23 anos, Ailton Novaes é fundador da Igreja Imagem e Semelhança onde atua com sua esposa
Alvo de críticas e polêmicas, o pastor Ailton da Silva Novaes, líder da Igreja Imagem e Semelhança, em Joinville, foi confrontado durante um culto neste domingo (30), ao tentar admitir um caso de adultério. O momento gerou uma briga generalizada, além de acusações sobre o uso indevido de dinheiro da igreja.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o pastor afirmou que todas as movimentações financeiras da igreja são acompanhadas e documentadas por advogados e que as denúncias não têm fundamento. “Nunca desviei dinheiro para dar para amante e tenho como provar”, disse.
Quem é o pastor Ailton Novaes?
Novaes é casado há 23 anos com a pastora Cintia Carla Silva Novaes, com quem atua junto no ministério da igreja. A sede fica na Rua Blumenau, 3289, bairro Santo Antônio, e mantém cultos regulares e atendimento pastoral à comunidade.
Ele afirma ter 26 anos de experiência pastoral e lidera a congregação em Joinville há 15 anos. A Igreja Imagem e Semelhança foi fundada em junho de 2010, pelo próprio Ailton. O ministério possui presença digital através de canais no YouTube, Facebook e Instagram, além de um aplicativo próprio.
Outra característica da Imagem e Semelhança é que cultos e atividades da igreja promovem uma espiritualidade de retiro, ou seja, com oração e meditação fora do contexto urbano.
Ailton Novaes utiliza o título de Apóstolo em suas pregações e transmissões, sendo conhecido por suas mensagens que enfatizam temas como santidade, temor de Deus e obediência à palavra bíblica.
Suas pregações frequentemente abordam a importância da vida espiritual integral e da busca por experiências de retiro e oração no monte, seguindo exemplos bíblicos.
Sua esposa, que também atua na Igreja Imagem e Semelhança, costuma direcionar suas pregações ao público feminino. Suas mensagens são marcadas pela ênfase no perdão e na restauração, apresentados como pilares da fé cristã.
Pastor confessou adultério nas redes sociais
Ailton Novaes se tornou centro de atenção pública em Joinville devido a um episódio polêmico durante um culto na Igreja Imagem e Semelhança. Vídeos que circularam nas redes sociais mostravam duas pessoas falando alto e confrontando o pastor.
Os dois fiéis o acusavam de trair sua esposa. Ele também recebeu acusações de comprar um carro para a suposta amante com dinheiro da igreja.
“O carro é meu. Em relação a esse carro, eu tinha outro carro. Vendi esse carro e comprei esse outro a prestação. Alguém está dizendo que usei dízimo da igreja para comprar carro para amante. Não é verdade. Não há provas”, afirmou no vídeo que publicou nas suas redes sociais, ao lado de Cintia.
Ele também rebateu suspeitas de envolvimento com lavagem de dinheiro. “Estão usando uma situação que nós passamos há um tempo. Teve uma acusação anônima nos acusando de ter feito lavagem de dinheiro. O Ministério Público entrou e nos investigou. Investigou tudo, todos os documentos. Fomos absolvidos”, explicou.
Na gravação, Ailton também admitiu o caso extraconjugal. “Eu adulterei, eu traí minha esposa, eu pequei e cometi esse grave erro. Em nome de Jesus, [vim] para pedir perdão aos irmãos”, declarou.
Veja o vídeo: