Fim do naturismo na Praia do Pinho: saiba em que pé está projeto que quer proibir a prática
- 28/06/2025
- 0 Comentário(s)
Vereador quer retomar tramitação de projeto que proíbe o naturismo na Praia do Pinho, uma das mais famosas do Brasil
Em julho de 2022, nasceu uma proposta polêmica na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú: o Projeto de Lei Complementar N.º 10/2022, que proíbe a prática de naturismo na Praia do Pinho, a primeira no Brasil do segmento.
A proposição chegou a passar por quatro comissões: Justiça e Redação; Preservação do Meio Ambiente e Turismo; Educação e Cultura, Saúde e Assistência Social; e Segurança Pública e Defesa do Cidadão.
O texto também chegou a ser discutido em uma Audiência Pública ocorrida em agosto de 2022, momento em que foi aprovado pela maioria das pessoas presentes.
Após os trâmites, o projeto foi apresentado para discussão pelo autor, vereador Anderson Santos (então Podemos, atual PL), na sessão do dia 29 de março de 2023. Neste mesmo dia, ficou pronto para votação. Porém, desde então, o projeto segue parado.
O ND Mais procurou o vereador Anderson, que está licenciado para resolver questões pessoais até o dia 30 de junho, mas informou que há interesse em dar andamento à movimentação do projeto.
“Vou pedir a retomada desse projeto, ele está pronto para votar. Estou conversando com outros vereadores para que a gente faça um movimento e possamos votar para acabar com o nudismo na praia”, informou.
O ND Mais entrou em contato, ainda, com a Prefeitura de Balneário Camboriú, que confirmou que seguirá o que for decidido por votação.
“A prefeitura de Balneário Camboriú informa que acompanha a tramitação da proposta na Câmara de Vereadores, e seguirá a decisão do parlamento a respeito do tema”, disse a assessoria de comunicação.
Até o momento, não há previsão para que o projeto entre em pauta para votação em plenário.

