Desaprovação de Lula sobe e chega a 56%, pior índice desde o início do mandato

  • 02/04/2025
  • 0 Comentário(s)

Desaprovação de Lula sobe e chega a 56%, pior índice desde o início do mandato

A desaprovação do governo Lula (PT) chegou a 56% do eleitores brasileiros na última rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (2). É o pior índice desde o início do mandato e a primeira vez que ele passa de 50%.A desaprovação de 56% corresponde a um aumento de sete pontos percentuais em relação ao último levantamento, feito em janeiro, quando a avaliação negativa do petista era de 49%. Já a aprovação do presidente caiu para 41%, o menor patamar desde o início do mandato. Em janeiro, eram 47%.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. A pesquisa Quaest foi encomendado pela Genial Investimentos e feita entre os dias 27 a 31 de março. Foram entrevistadas 2.004 pessoas de 16 anos ou mais em todo o Brasil.

Medidas para reverter rejeição

Este é o primeiro levantamento após o pacote de medidas divulgadas pelo governo para tentar reverter a maré de reprovação. No início de março, o presidente aprovou um conjunto de ações para reduzir o preço dos alimentos, fator apontado como crucial na reprovação do petista.Lula tem intensificado as viagens pelo país e, recentemente, divulgou iniciativas para ampliar o acesso ao crédito, como o empréstimo consignado para trabalhadores CLT e a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil.

Recortes

A pesquisa Quaest mostra que, pela pela primeira vez, a aprovação e a reprovação de Lula estão tecnicamente empatadas no Nordeste: 52% aprovam e 46% desaprovam. A margem de erro nesse segmento é de é de quatro pontos para mais ou menos.

A rejeição é maior na Região Sul: 64% de reprovação (eram 59% na pesquisa anterior), e 35% de aprovação (eram 39%). No Sudeste, a desaprovação está em 60%, enquanto a aprovação é de 37%. As regiões Centro-Oeste e Norte, apuradas em conjunto, têm 52% de reprovação e 44% de aprovação.

A pesquisa ainda aponta que a desaprovação ultrapassou a avaliação positiva, pela primeira vez, entre as mulheres. A desaprovação oscilou seis pontos para cima, no limite da margem de erro (três pontos no segmento), e está em 53% (eram 47% em janeiro). A aprovação, seis pontos pra baixo, e está em 43% (eram 49%).

Entre os grupos etários, 64% dos jovens de 16 a 34 anos desaprovam o governo federal, um crescimento de 12 pontos em relação a janeiro (eram 52%). A aprovação neste grupo é de 33%.

Entre a população de 35 a 59 anos, Lula é reprovado por 54% e aprovado por 44%, mantendo um empate dentro da margem de erro, que é de 3 pontos para mais ou menos. A população mais idosa, com 60 anos ou mais, também apresenta empate técnico, com 50% reprovando e 46% aprovando o governo.

No recorte de raça/cor, Lula passou a ser mais reprovado (52%) que aprovado (45%) entre os pardos, segmento no qual, na última pesquisa, havia empate técnico entre os dois grupos. Entre os pretos, a aprovação, que antes empatava com a reprovação, agora está em empate técnico: 51% desaprovam e 46% aprovam. Entre os brancos, o presidente segue mais desaprovado (61%) que aprovado (36%).


#Compartilhe

0 Comentários


Deixe seu comentário








Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

No momento todos os nossos apresentadores estão offline, tente novamente mais tarde, obrigado!

Top 5

top1
1. Fundo da Grota

Baitaca

top2
2. Gritos de Liberdade

Grupo rodeio

top3
3. Pau que dá cavaco

João Luis Correa

top4
4. Cadela Baia

Mano Lima

top5
5. Rancho de Beira de estrada

Os Serranos

Anunciantes